sexta-feira, 19 de março de 2010

COLUNAS DA SABEDORIA


SETE COLUNAS DA SABEDORIA








Provérbio 9.1-5 – Comparei-o com diversos textos do Novo Testamento, onde lemos que Jesus foi a vítima sacrificada pelos nossos pecados. Achei muito interessante, que em Provérbios 9.3 está escrito: Já deu ordens às suas criadas, já anda convidando desde as alturas da cidade.
Compare com Lucas 14.16-24 e Mateus 22.4-10 .

O Banquete da sabedoria
Provérbios 9.1 - A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas:
ENCONTREI NA BÍBLIA A PALAVRA SETE 394 VEZES

VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE SABEDORIA? ENTÃO PEÇA PARA DEUS.
Tiago 1.5-6- E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. 6- Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte

Pesquisei na Bíblia o nome destas sete colunas mas não encontrei. Então orei ao Senhor, e Ele mostrou-me que uma casa bem edificada precisa estar firmada sobre colunas maciças, colunas que permitem a casa suportar o vento e a chuva.

ONDE ESTÁ EDIFICADA A SUA CASA?
Mateus 7:24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.:25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

SETE COLUNAS QUE NÃO PODEM FALTAR NUMA CASA BEM ESTRUTURADA

1- AMOR -2-ORAÇÃO -3 -OBEDIÊNCIA- 4 - PRUDÊNCIA – 5 - VIGILÂNCIA – 6 - PERDÃO - 7 – HUMILDADE

1 - AMOR
Exemplo do amor de Moisés pelo povo hebreu
Êxodo 32.30-34
30 E aconteceu que, no dia seguinte, Moisés disse ao povo: Vós pecastes grande pecado; agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura, farei propiciação por vosso pecado.31 Assim, tornou Moisés ao SENHOR e disse: Ora, este povo pecou pecado grande, fazendo para si deuses de ouro.32 Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.33 Então, disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro.34 Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu Anjo irá adiante de ti; porém, no dia da minha visitação, visitarei, neles, o seu pecado

2 - ORAÇÃO
Exemplo de Ana -Perseguida por Penina, perseverou na oração
I Samuel 1 . 10-17
10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente.11 E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli fez atenção à sua boca,13 porquanto Ana, no seu coração, falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.14 E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.15 Porém Ana respondeu e disse: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.17 Então, respondeu Eli e disse: Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste.

I Samuel 1.20 - E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
I Samuel 1.27 -Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido.

3 – OBEDIÊNCIA
Exemplo de Abraão - levou seu filho para oferecer ao Senhor
Gênesis 22 . 1-5
1 - E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.3 Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4 Ao terceiro dia, levantou Abraão os seus olhos e viu o lugar de longe.5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.

Gênesis 22.16-18
16 e disse: Por mim mesmo, jurei, diz o SENHOR, porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único,17 que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos.18 E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

4 - PRUDÊNCIA
Exemplo de Daniel - foi prudente não aceitando o manjar do rei
Daniel 1.7-9
7 E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias, o de Sadraque, e a Misael, o de Mesaque, e a Azarias, o de Abede-Nego.8 E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.9 Ora, deu Deus a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos

5 – VIGILÂNCIA
Exemplo dos 300 homens que lamberam a água, para vigiar o inimigo- estes foram a guerra e venceram os midianitas, porque vigiaram. Dos 32.000, somente 300 venceram a batalha.

JUÍZES 7.1-8:
1 Então, Jerubaal (que é Gideão) se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele havia, e se acamparam junto à fonte de Harode; de maneira que tinha o arraial dos midianitas para o norte, pelo outeiro de Moré, no vale.2 E disse o SENHOR a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar os midianitas em sua mão; a fim de que Israel se não glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.3 Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for covarde e medroso, que volte e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.4 E disse o SENHOR a Gideão: Ainda muito povo há; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; e será que aquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.5 E fez descer o povo às águas. Então, o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.6 E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o resto do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.7 E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei e darei os midianitas na tua mão; pelo que toda a outra gente se vá cada um ao seu lugar.8 E o povo tomou na sua mão a provisão e as suas buzinas, e ele enviou todos os outros homens de Israel cada um à sua tenda, porém os trezentos homens reteve; e estava o arraial dos midianitas abaixo no vale.

6 - PERDÃO
Exemplo de José – Ainda que traído por seus irmãos , perdoou-os, sustentado-os com trigo
Gênesis 50.14.21
14 Depois, tornou José para o Egito, ele, e seus irmãos, e todos os que com ele subiram a sepultar o seu pai, depois de haver sepultado o seu pai.15 Vendo, então, os irmãos de José que o seu pai já estava morto, disseram: Porventura, nos aborrecerá José e nos pagará certamente todo o mal que lhe fizemos.16 Portanto, enviaram a José, dizendo: Teu pai mandou, antes da sua morte, dizendo:17 Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.18 Depois, vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.19 E José lhes disse: Não temais; porque, porventura, estou eu em lugar de Deus?20 Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande.21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos meninos. Assim, os consolou e falou segundo o coração deles.

7 – HUMILDADE
Exemplo de Abigail- Lançou-se aos pés do rei Davi, pedindo perdão pelo marido
I Samuel 25. 23-28
23 Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.24 E lançou-se a seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos e ouve as palavras da tua serva.25 Meu senhor, agora não faça este homem de Belial, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os jovens de meu senhor, que enviaste.26 Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor,27 e agora esta é a bênção que trouxe a tua serva a meu senhor; dê-se aos jovens que andam após as pisadas de meu senhor.28 Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.


A BÍBLIA NOS DIZ QUE SOMOS MORADA DE DEUS.
QUAIS AS COLUNAS QUE TÊM SUSTENTADO A SUA CASA ESPIRITUAL?
JESUS TEM ENCONTRADO NELA ESTAS SETE COLUNAS CITADAS NESTE ESTUDO?
AS COLUNAS DE SUA CASA ESTÃO FIRMADAS NA ROCHA?

Pastor Julio Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário